Resumo:
O Manejo Florestal Comunitário é um conjunto de procedimentos técnicos, administração e gerência para produzir madeira e produtos não-madeireiros com o mínimo de danos à floresta. Esses procedimentos incluem práticas como planejamento de estradas e ramais de arraste e técnicas de corte de árvores, no caso da exploração madeireira. No Manejo Florestal Comunitário, as pessoas da comunidade assumem o compromisso de cuidar da floresta para sempre, a fim de garantir a conservação do meio ambiente, saúde, educação e renda para todos. Dizemos que esses benefícios são ecológicos, sociais, econômicos e legais. A primeira parte deste guia descreve em detalhes cada um desses benefícios. Em seguida, mostra como a comunidade pode se beneficiar e se organizar para o manejo florestal. Por último, o guia apresenta as etapas do manejo para que a comunidade possa produzir madeira e conservar a floresta.
Descrição:
O conteúdo é dividido em seis capítulos: Capítulo 1: Benefícios do Manejo Florestal Comunitário; Capítulo 2 - Por onde começar o Manejo
Florestal Comunitário?; Capítulo 3 - Por que a organização é fundamental no Manejo Florestal Comunitário?; Capítulo 4 - Estratégias para o Manejo Florestal Comunitário; Capítulo 5 - Etapas do Manejo Florestal Comunitário para produção de madeira; Capítulo 6 - Conclusão.