Resumo:
Entre os principais objetivos do IPEF, é dada a importância devida ao estudo das pragas florestais e o desenvolvimento do seu controle biológico, visando a proteção racional das Florestas. Em função de plantios cada vez mais extensos, sempre existirá a possibilidade de ocorrência de desastres devido ao problema de praga s. Até o momento, tem se registrado ocorrência endêmica dessas pragas que tem sido normalmente controladas pelos inimigos naturais existentes. Quaisquer anormalidades nas condições existentes no ecossistema poderão, no entanto, alterar o equilíbrio, possibilitando a ocorrência de danos consideráveis. O estudo da flutuação das potenciais pragas e a prevenção das quebras de equilíbrio, deverão ser feitas com base nos estudos da biologia e da criação de inimigos naturais das principais pragas florestais.
Descrição:
O conteúdo é apresentado em Informações gerais; Controle biológico e entomologia florestal; Correlações entre características físicas e químicas da madeira e produção de carvão
vegetal: densidade e teor de lignina na madeira de eucalipto; Aspectos do melhoramento genético nas áreas de atuação das companhias associadas do estado de Minas Gerais; Deficiência de boro em povoamentos florestais implantados.