Resumo:
O Projeto de Desenvolvimento do Ecoturismo na região da Mata Atlântica vai ao encontro do protagonismo paulista nas políticas ambientais. Foi um grande desafio convencer as pessoas de que o turismo pode ser encarado como estratégia de conservação da Mata Atlântica e de sua biodiversidade, esse patrimônio do Estado de São Paulo. Muitos viam a presença de turistas nas Unidades de Conservação como um fator de agressão à natureza.
Os desafios encontrados ao longo da execução do Projeto foram muitos, como por exemplo: licitações desertas, convencimento da população local quanto à importância das ações, pioneirismo de certas atividades. Por isso, tenho certeza de que os resultados vão muito além dos números apresentados e das estruturas físicas construídas no âmbito do Projeto. Eles representam uma
nova visão, uma nova estratégia de conservação, aliando geração de emprego e renda e conservação da natureza e estabelecendo a parceria entre a população do entorno e o Poder Público na conservação desses espaços.
O Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID foi nosso grande parceiro nesse Projeto, mostrando mais uma vez interesse em unir forças com o Governo do Estado de São Paulo em prol das atividades desenvolvidas na área ambiental, cuja importância é de grande relevo para ambas as entidades.
Não posso deixar de agradecer a todos aqueles que se envolveram no Projeto, que contou com profissionais dedicados e comprometidos com o meio ambiente e com as pessoas que dele dependem.
Assim, é com grande satisfação que apresento o trabalho em pauta, representando o Governo
do Estado de São Paulo, que demonstra, mais uma vez, a sua preocupação na promoção do desenvolvimento socioeconômico do Estado, sem deixar de lado a conservação de um dos maiores
patrimônios deste País. (Nota do Secretário de Meio Ambiente do estado de São Paulo)
Descrição:
O conteúdo é apresentado em seis capítulos: Capítulo 1 - Mata Atlântica: patrimônio para se proteger; Capítulo 2 - O ecoturismo como estratégia para conservação; Capítulo 3 - Parques Estaduais: consolidação como destinos ecoturísticos; Capítulo 4 - Desenvolvimento do produto turístico na área de influência do projeto; Capítulo 5 - Fortalecimento da capacidade de gestão do ecoturismo; Capítulo 6 - Resultados alcançados.