Resumo:
A dinâmica de nutrientes no solo, especialmente nitrogênio (N), apresenta uma importância destacada no manejo de sistemas sustentáveis de produção agrícola. Nesse contexto, a adoção do sistema de plantio direto na palha vem sendo intensificada em diversas regiões do Brasil e apresenta uma demanda eminente de pesquisas sobre as transformações de nutrientes durante o ciclo das diferentes culturas utilizadas em rotação. Além disso, a dinâmica do N atua como fator determinante na produtividade e degradação de pastagens cultivadas. Considerando-se que o N é o nutriente mineral mais dinâmico do solo, o seu uso e manejo devem ser os mais adequados possível, visando à maximização da sua eficiência e à redução de suas perdas em sistemas intensivos de produção agropecuária. Neste sentido, o "Workshop: Nitrogênio na Sustentabilidade de Sistemas Intensivos de Produção Agropecuária" foi proposto com o objetivo de promover debates relacionados com a dinâmica de nitrogénio no solo, visando a implementação de um manejo sustentável em função das diferentes culturas utilizadas nos sistemas intensivos de produção agropecuária. A reallzação desse evento foipossível graças à parceria entre dois centros de pesquisa da empresa.
Descrição:
Apresentação do conteúdo: 1 - Transformações do nitrogênio em rotações de culturas sob sistema plantio direto; 2 - Dinâmica do nitrogênio em sistemas de produção na região sul do Brasil; 3 - Fixação biológica do nitrogênio com a cultura da soja; 4 - Contribuição da fixação biológica de
nitrogênio em sistemas produtivos e na sustentabilidade dos ecossistemas; 5 - A integração lavoura e pecuária como alternativa de recuperação de pastagens degradadas; 6 – Integração agricultura-pecuária em Mato Grosso do Sul - A experiência da Fundação MS; 7 - A degradação das pastagens e o ciclo do nitrogênio; 8 - Alternativas de manejo de pastagem para melhor aproveitamento do nitrogénio do solo; 9 - Coberturas verdes em sistemas intensivos de produção; 10 - Research on minimum tillage, cover crops, and farming systems; 11 – Relação de participantes.